segunda-feira, 22 de junho de 2009

ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA


Você já viu uma criança que não lê convencionalmente com um livro da
chapeuzinho vermelho na mão, repetindo todas as falas das personagens? Esta
criança não tem conhecimento do valor sonoro das letras ou de onde esta
escrita cada palavra, mas o fato de conhecer a historia permite-lhe supor
onde esteja escrito isto ou aquilo.
Atividades de leitura são aquelas em que a criança e desafiada a pensar
sobre o valor sonoro do código alfabético para realizar a leitura. Ela
precisa de estratégias para localizar palavras, frases, letras, etc.
Isto se torna mais fácil quando o texto e conhecido, como o caso dos
contos de fadas, ou das parlendas, poemas, etc. nestes textos, a criança
precisa relacionar o que sabe que esta escrito com o que realmente esta
escrito. Ela precisa fazer ajustes na leitura, pensando onde começa e onde
termina o que esta e lendo.
Aos poucos, com os conhecimentos que vai adquirindo, a criança tece
estratégias para realizar a leitura. Por exemplo, numa lista, ela pode
apontar um determinado nome porque conhece o valor sonoro da letra inicial.
Neste momento, e possível oferecer a criança atividades como cruzadinha
em que haja um banco de palavras ou atividades em que ela precise localizar
um determinado nome. Por exemplo: para afigura de um morango, escreva duas
palavras: morango e tomate. Se a criança atribui valor sonoro a letra
inicial ou final, vai realizar a atividade sem problemas.
O uso do texto memorizado e um importante recurso na alfabetização. Com
o seu uso a criança sente que pode ler, ainda que não convencionalmente.
Após recitá-lo varias vezes, o professor pode pedir as crianças que
leiam, acompanhando o texto da lousa ou do cartaz. Neste momento, a criança
exercita o ajuste da leitura, que precisa terminar junto com a fala. Outra
atividade e pedia que, em duplas, reorganizem o texto cortado em tiras com
as frases que o compõem.
Para as crianças alfabéticas, o desafio esta em dividir a parlenda com
as palavras, para que elas a reorganizem.
Nas atividades de escrita, a criança e levada a utilizar todos os
conhecimentos que já adquiriu sobre a questão. Posição das letras, código
alfabético, quantidades de letras necessárias, etc.
Este trabalho geralmente pode ser feito em duplas, nas quais ao saberes
sejam diferentes, ou individualmente, dependendo do objetivo do professor.
Para escrever, as crianças ser respeitadas no seu momento do processo de
construção da escrita e, geralmente, estas serão atividades
individualizadas, que atenderão as necessidades especificas de cada uma, ou
de cada grupo.

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